Como sócio de uma empresa, talvez passe por algum momento que tenha que avaliar seu negócio. Esses períodos em que será necessário fazer o valuation da empresa poderá se dar quando a operação estiver em diferentes estágios do ciclo de vida do negócio (empresas nascentes até o estágio de operações maduras). Ao passar por essa experiencia em diferentes estágios de maturidade de uma empresa, poderá notar as especificidades e dificuldades em cada etapa do ciclo de vida do negócio, especialmente em momentos de dificuldades ou nos primeiros estágios de vida da operação (chamado de early-stage), pois os métodos de avaliação tradicionais podem não ser precisos ou aplicáveis. Em seu livro “The Dark Side of Valuation: Valuing Young, Distressed, and Complex Businesses“, o professor Aswath Damodaran explora os desafios de avaliar empresas em diferentes estágios de seu ciclo de vida e fornece estratégias práticas para superar os desafios em cada fase.

Um dos principais desafios da avaliação de empresas em estágio inicial, por exemplo, é a falta de um histórico de dados financeiros. Sem um histórico de desempenho financeiro, pode ser difícil aplicar os métodos de avaliação tradicionais, como a análise de fluxo de caixa descontado ou uma análise comparável, por múltiplo de resultado, por exemplo, entre empresas. Nesses casos, Damodaran recomenda o uso de uma combinação de abordagens para a avaliação, incluindo o uso de benchmarks do setor e análise de cenários para chegar a uma avaliação razoável. Nessa etapa, é muito comum que as avaliações sejam mais subjetivas, dado a carência de histórico palpável. Sendo assim, normalmente alguns pontos serão mais criteriosamente estudados:

  • Análise do mercado: é importante avaliar o tamanho e o potencial do mercado em que a empresa está se inserindo. Quanto maior o mercado que aquele negócio em estágio inicial irá atuar, mais interessante para um investidor e, portanto, maior potencial em uma avaliação.
  • Equipe: é importante avaliar a qualificação e a experiência da equipe que está liderando a empresa. Em estágio iniciais, a avalição do negócio passará muito pela análise do time que executará o projeto, uma vez que se espera para o futuro ainda muitas mudanças, desafios, e essas pessoas terão que estar preparadas a contornar todos esses obstáculos.
  • Produto ou serviço: é importante avaliar se o produto ou serviço oferecido pela empresa é inovador e se tem um potencial de sucesso no mercado.
  • Modelo de negócios: é importante avaliar se o modelo de negócios adotado pela empresa é viável e se tem potencial para gerar lucro.

À medida que uma empresa amadurece e começa a gerar resultados mais estáveis, os métodos tradicionais de avaliação podem se tornar mais apropriados. No entanto, ainda há desafios a serem considerados, como o potencial de riscos no setor específico, variações nas condições de mercado e mudanças no cenário competitivo da empresa. Para enfrentar esses desafios, Damodaran aconselha o empresário a se manter atualizado sobre as tendências do setor, revisar e atualizar regularmente suas projeções financeiras e estar preparado para fazer ajustes em sua avaliação. Por isso, a avaliação, além de ser uma metodologia para chegarmos no valor justo para a empresa, também pode e deve ser usada como uma ferramenta estratégica para o negócio.

Um dos cenários mais difíceis para uma avaliação é quando a empresa enfrenta dificuldades financeiras, questões legais ou mudanças significativas nas condições de mercado. Nesses casos, os métodos de avaliação tradicionais podem não ser confiáveis, podendo ser necessário recorrer a abordagens alternativas, como a análise de liquidação do negócio e análise por opções reais, que leva em conta as possibilidades futuras e incertezas nas diferentes opções estratégicas de uma empresa, permitindo uma melhor compreensão do valor real do negócio.

Portanto, avaliar uma empresa nos diferentes estágios de seu ciclo de vida pode ser uma tarefa desafiadora. No entanto, usando uma combinação entre as diferentes abordagens de avaliação e mantendo-se atualizado sobre as tendências do setor, os empresários podem superar esses desafios e chegar a uma avaliação confiável para seu negócio.

Vinícius Oliveira, Sócio na Redirection e Diretor do IDEFA