Para muitos empreendedores a venda de seu negócio é uma transação única, o momento de colher os frutos de muitos anos de empenho e dedicação ao crescimento da empresa. Porém, algumas estratégias equivocadas adotadas para diminuir os custos da transação para o vendedor geralmente surtem efeito contrário: o vendedor tem menor ganho na venda. Nesse cenário, abordaremos 3 medidas muito eficazes para maximizar o valor que o vendedor receberá ao final da transação.

A primeira medida é planejar a transação com a maior antecedência possível, preparando a empresa para a futura venda. Mapear as contingências da empresa (vendor due diligence) e realizar planejamento tributário são investimentos que podem render grande economia ao vendedor, seja mitigando riscos que diminuem o valor da empresa ou pagando menos tributos sobre o resultado da venda.

A segunda medida é contratar um laudo de avaliação da empresa (valuation) para entender com profundidade quanto vale de fato o negócio e ter subsídios consistentes para fundamentar os termos da futura transação.

A terceira medida é montar um time experiente em transações de M&A para apoiá-lo na operação, preferencialmente formado por assessores financeiros e jurídicos. Entender profundamente a dinâmica desse tipo de operação e ter experiência na negociação de seus termos são pré-requisitos que devem ser preenchidos pelos assessores do vendedor.

Investir nas medidas acima aumenta sensivelmente as chances de o vendedor conseguir vender bem a sua empresa e superar os objetivos traçados para a transação.

Os assessores financeiros e jurídicos associados ao IDEFA possuem vasta experiência apoiando empresários na estruturação de transações bem-sucedidas. Caso necessite de apoio com esse tema, contate-os.