Não é incomum que, ao passar a euforia do sucesso da venda de seu negócio, muitos empresários se arrependem de ter vendido sua empresa. Como tantos indivíduos, com a liberdade financeira de viver a vida ou criar o legado que desejam, acabam se arrependendo de sua decisão?

– A necessidade de um plano para o pós-venda

Embora questões que envolvem a própria negociação em si, como alguma possibilidade perdida de maximizar o valor de sua venda, possam certamente ser um fator para o arrependimento pós-venda, na maioria das vezes, esta resposta está na falta de compreensão de como administrar sua liberdade recém-descoberta e uma subsequente perda de identidade e pertencimento a uma comunidade que seu antigo negócio fornecia. Na verdade, apenas poucos empresários possuem um plano, ainda que informal, sobre o que irão fazer após a venda de seu negócio.

Algumas medidas podem melhorar as chances de uma transição bem-sucedida.

• Conecte-se com outras pessoas que já venderam seus negócios para obter informações sobre o processo e receber conselhos.

• É importante separar a identidade de alguém do seu negócio para evitar uma crise quando a venda ocorrer.

• Juntar-se a um grupo, como um grupo religioso ou sem fins lucrativos, pode substituir a comunidade e o propósito que alguém tinha em seus negócios.

• Estabelecer um relacionamento saudável com o dinheiro pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade relacionados à venda.

Escolher uma atividade social para participar, uma nova habilidade para aprender e organizar férias prolongadas em família pode ser um começo viável. Simplicidade é a chave, mas deve haver atividade suficiente para manter um certo grau de estrutura, rotina e estímulo intelectual que estava presente na vida antes da venda. Os proprietários de empresas podem estar acostumados a mudanças e decisões rápidas, mas, nesse estágio, eles precisam aprender a desacelerar.

Embora ter dinheiro no banco possa trazer algum conforto, é difícil substituir a interação humana e a rotina que acompanham a administração de uma empresa. Por isso, se no curto ou médio prazo está entre seus objetivos a venda de sua empresa, já comece a pensar no que irá fazer, crie rotinas paralelas, experimente e entenda o que te trará felicidade e sensação de pertencimento, para que a venda do seu negócio não termine em arrependimento.

Vinicius Oliveira | Redirection