O planejamento financeiro é o bê-á-bá das empresas e um pilar essencial para a gestão estratégica, principalmente em momentos de expansão. Com o mercado cada vez mais volátil, a cada ano surgem tendências e novas boas práticas de como realizar o planejamento financeiro das empresas. 

Nesse artigo vamos apresentar as três maiores tendências em planejamento financeiro para 2022, como elas se relacionam com o os movimentos do mercado e podem apoiar empresas em momentos de expansão.

 

Como o cenário econômico de 2022 vai influenciar o planejamento financeiro?

 

Muito se fala do cenário econômico do próximo ano e existem diversos pontos de vista. Mas em um aspecto todos concordam: vai ser desafiador para as empresas. 

O mercado já está precificando a instabilidade e incerteza para 2022, se preparando para o pior cenário. Por ser um ano eleitoral e pela conjuntura econômica atual do país, a qualidade da proposta econômica e a capacidade de sua execução por parte dos candidatos à presidência vai moldar o mercado. 

Além disso, outra característica importante é o cenário de risco, com uma previsão no aumento da inadimplência no país. Por outro lado, também é previsto que seja o melhor ano desde 2019 para o setor de serviços no país. Para entender mais sobre, recomendamos assistir esse vídeo aqui

 

3 tendências em Planejamento Financeiro para 2022

 

As incertezas para 2022 estão moldando o mercado, mas como o as empresas podem reagir e realizar um planejamento financeiro estratégico e eficaz? 

Confira abaixo três tendências que vão ser essenciais para o planejamento financeira das empresas. Para corporações em momentos de expansão, seja através da diversificação de produtos ou processos de M&A, essas tendências se tornam ainda mais relevantes. 

 

1. Explorar outras fontes de créditos

 

Uma vez que o cenário econômico é de incertezas, os bancos e instituições financeiras tradicionais tendem a ser mais criteriosos na concessão de crédito. Isso pode até influenciar em taxas mais altas. 

É nesse momento que outras instituições, como empresas de crédito e fintechs, oferecem soluções que melhor se enquadram na situação financeira de cada empresa. Desse modo, o planejamento financeiro pode ser otimizado. Inclusive, muitas dessas instituições aceitam garantias diferenciadas e têm em seu portfólio linhas especializadas. 

 

2. Aproveitar os benefícios do Open banking

 

O Open banking, apesar de ter tido atrasos na sua implementação, vem com toda força em 2022 e promete vários benefícios às empresas. Um dos principais é que com o compartilhamento de dados, as soluções serão mais adaptadas às necessidades e realidade de cada negócio. 

Por exemplo, na concessão de crédito, o Open banking possibilita que as empresas sejam avaliadas de modo mais coerente com a sua realidade. A grande mudança vem para as empresas com baixíssimo ou nenhum grau de endividamento. 

Para o planejamento financeiro de uma empresa, vantagens como essa podem interferir diretamente nos resultados da companhia. 

 

3. Fenômeno fintech

 

A última grande tendência em planejamento financeiro para 2022 é o Fenômeno Fintech. As fintechs são startups com alto nível tecnológico que voltam suas soluções para questões financeiras. 

Desde 2020 houve um aumento no número de fintechs no país. Para 2022 a tendência é que empresas de vários segmentos, como do varejo, tenham seus próprios núcleos de fintechs e apresentam as suas próprias soluções financeiras para seus clientes. Diante disso, no planejamento financeiro das empresas deve ser levado em conta quais parceiros passam a ofertar serviços financeiros, em quais condições e possivelmente o ingresso da própria empresa como fintech.   

 

Aprendizados na gestão financeira para levar para 2022

 

As três tendências no planejamento financeiro só foram possíveis pelos aprendizados na gestão financeira que se deram em 2020 e 2021. Os principais são: 

  • Iniciar o planejamento financeiro pelo diagnóstico da saúde financeira; 
  • Realizar o mapeamento das despesas; 
  • Analisar o mercado de atuação; 
  • Criar metas e objetivos financeiros e
  • Monitorar a execução do planejamento

Para saber mais sobre quais lições financeiras devemos levar para 2022 e os principais erros que devem ser evitados, recomendamos o artigo “8 aprendizados na gestão financeira para 2022”, da SB Crédito.